 77% dos brasileiros não possuem habilidades matemáticas Os outros 33% não acreditam em pesquisas.
Triangulo eqüilátero das bermudas - Tentando provar que são úteis em outras atividades além de medir audiência de programas televisivos e intenções de voto, os pesquisadores do Ibope divulgaram que 77% dos brasileiros não são capazes de resolver questões que envolvam cálculo proporcional. Eles também não conseguem ler mapas, tabelas, gráficos, aqueles quadros coloridos da revista Veja ou entender as regras de saldo de gols em casa da Copa do Brasil.
Dos 33% restantes, 82% não entendem bulhufas do caderno de economia ou do que a Miriam Leitão fala no Bom Dia Brasil. Os 18% restantes dos 33% iniciais entendem, mas não explicam. Apenas 1% da soma de 18 com 82 - que não dá 33, mas apesar disso não está errada - já conseguiram aplicar o teorema de Thales em uma situação do cotidiano. Outros 43% desses 1% admitiram achar a fórmula de Baskara uma tolice e 100% não dão a mínima para as pesquisas idiotas do Ibope.
Ainda segundo a pesquisa, apenas 23% dos brasileiros conseguem perceber, por exemplo, que é mais vantajoso comprar uma lata de leite em pó de 400g por R$ 3,20 do que uma de 300g por R$ 2,80. O que levou o Ibope a concluir que esses 23% aplicaram essa economia de 40 centavos em educação.
A falta de sexo entre matemáticos também é outro fator que soma modularmente o índice de analfabetismo aritmético na população e o alargamento geométrico dos professores.
Continuará uma incógnita se tal pesquisa é verdadeira, pois nunca conseguiremos fazer as contas corretas para descobrir. Além disso, aumenta o número de pessoas que não vão sair pela tangente quando um sujeito x tentar enfiar o seno em seu co-seno. Arquivo da seção: Plantao
Envie este artigo para um amigo: |
|
|